A 12ª edição do projeto “Musicando na Escola” começou oficialmente na manhã de sexta-feira, (01), com a abertura realizada na Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller. A iniciativa, que alia cultura, educação, sustentabilidade e inclusão, leva oficinas de canto, ritmo e construção de instrumentos com materiais recicláveis para alunos da rede municipal e estadual de ensino.
O projeto, realizado pela Escola de Música É o Som e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), conta com patrocínio da Portonave e Navship, além do apoio da Prefeitura de Navegantes e do Instituto Portonave. Ao longo dos anos, o “Musicando na Escola” se consolidou como uma ação cultural transformadora, promovendo o acesso à arte, estimulando a criatividade e valorizando a cultura local.
As oficinas seguem até dezembro de 2025, passando por 20 unidades escolares distribuídas em diversos bairros da cidade. Neste mês de agosto, o cronograma será:
08/08 – Escola de Educação Básica São José
15/08 – Escola de Educação Básica Professora Julia Miranda de Souza
22/08 – Escola Municipal Professora Badia de Faria
O superintendente da Fundação Cultural, Marcos Montagna, destaca que, além das oficinas, o projeto contará com o Festival de Música Estudantil, com eliminatórias nas escolas e grande final marcada para 05 de dezembro, no Teatro Municipal.
“Musicando na Escola segue fazendo história em Navegantes, formando novos talentos e aproximando a comunidade escolar do universo da música e da cultura”, pontua o superintendente.
Já o proponente do projeto, produtor cultural, Maykow Santos, reforça que, mais do que ensinar música, o projeto reforça a inclusão e acessibilidade, utilizando Libras, legendas e materiais em braille, e desperta a consciência ambiental por meio da construção de instrumentos recicláveis.
“O acesso à cultura transforma realidades e abre caminhos. Projetos como este garantem às crianças o direito à arte, à sensibilidade e ao pensamento crítico na construção de um mundo mais sustentável e acessível a todos”, conclui.
Texto: Maila Santos SC 01773/JP
Fotos: Marcos Porto / Maila Santos























