Nos últimos anos, o músico percussionista Luciano Candemil tem dado vazão à veia de compositor e colocado na rua uma série de trabalhos autorais, sobretudo com o lançamento anual de EPs, que registram a sua identidade musical muito baseada na cultura afro-diaspórica. O mais novo trabalho é o EP A Porta do Mar, que acaba de chegar a todas as plataformas digitais. Composto por seis faixas, o trabalho já está disponível e pode ser conferido aqui: bit.ly/APortaDoMar.
A tônica que perpassa o trabalho autoral do artista é a construção das canções sobre uma base que provém dos naipes de percussão. É a partir dos ritmos que Candemil estuda profundamente, como pesquisador, musicista e arte-educador, que os arranjos das músicas são criados. Neste novo trabalho, a fórmula se repete, com o acréscimo de outros elementos, como as guitarras características do rock e pitadas de efeitos eletrônicos, que estreitam o diálogo com a música contemporânea.
Em A Porta do Mar, Luciano Candemil reflete sobre o cotidiano, sobre o amor, e sobre a complexidade da vida moderna, que toma de assalto o nosso tempo. A produção é assinada, novamente, por Alexandre Siquera, com quem Candemil tem construído uma parceria já há alguns anos. Dando voz às canções, além de Luciano Candemil, o EP tem as participações especiais da cantora Aline Vieira, na faixa-título, e o DJ Deco, em Sem Tempo.
Algumas das composições que integram o EP vêm das participações do músico em diversas edições do Festival da Canção de Balneário Camboriú. A maioria é assinada apenas por Candemil e há duas parcerias com outros compositores: Sem Tempo, com Marcelo Quilha, e Cataventos, com Fabiano Paschoa.
Luciano Candemil destrincha um pouco da mistura que compõe o EP A Porta do Mar. “Este lançamento simboliza a busca por uma identidade sonora que dialogue com a atmosfera litorânea e cosmopolita de Balneário Camboriú e do litoral-norte catarinense, sem perder de vista a influência da ancestralidade rítmica. As letras e os arranjos procuram confluir a estética percussiva afro-brasileira com a cultural local, misturando ritmos e timbres de percussão com as guitarras do rock, pop e MPB. Tem agogô, djembé, tem ijexá com samba-afro. Tem timbal, surdo virado, scratch sound e rap. Tem riffs de guitarra, cowbells, balada pop, congas e contrabaixo”, sintetiza.
A realização do EP A Porta do Mar é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 015/2024, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).
Ficha técnica EP A Porta do Mar:
Direção Artística: Luciano Candemil;
Produção Musical: Alexandre Siquera;
Arranjos: Alexandre Siquera e Luciano Candemil;
Voz e Percussão: Luciano Candemil;
Mixagem e masterização: Alexandre Siquera;
Bateria: Alexandre Macuco (Macuco Batera);
Contrabaixo: Duda Cordeiro;
Guitarra, Violões, Teclado (Efeitos de textura) e Backing vocal: Alexandre Siquera;
Violão: Juan Manuel Perez (faixa M'Água);
Cantor convidado: DJ Deco na faixa Sem Tempo;
Cantora convidada: Aline Vieira na faixa A Porta do Mar;
Gravado no Giant Steps Estúdio, em Balneário Camboriú (SC), em agosto de 2025;
Capa: Maria Fernanda d’Ávila.
Foto: Mariana Castro.
























