O laboratório Multicyber, do UniSENAI, venceu a categoria Serviços (média empresa) no 1º Prêmio de Inovação da Associação Empresarial de Joinville (InovACIJ). A vitória foi anunciada na noite desta segunda-feira (1º), em um evento que reuniu lideranças, empresários e público em geral. Ao todo, nove cases, de um total de 60 inscrições, foram premiados, sendo distribuídos em três categorias (Produto, Processo e Serviço).
Localizado no campus de Joinville, o Multicyber foi inaugurado em julho deste ano e conta com infraestrutura avançada para pesquisa aplicada, testes, simulação e desenvolvimento de soluções em sistemas ciberfísicos. O ambiente aproxima universidades, empresas e startups e possibilita que setores industriais validem tecnologias voltadas à automação, digitalização e integração entre os mundos físico e virtual.
Bruna Zappelino Camillo, docente e interlocutora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do UniSENAI, disse que o prêmio reconhece todo o trabalho construindo com o Multicyber. “Este projeto mostra a força da integração entre ensino, pesquisa e extensão no UniSENAI, unindo pessoas, tecnologia e impacto real. Ver o Multicyber sendo valorizado desta forma reforça que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais para o que vem pela frente”, destaca ela.
Também participaram da cerimônia o coordenador dos cursos de pós-graduação no campo de Joinville, Álvaro Graziani; professor Thiago Soares; o aluno de engenharia mecânica Ighor Henrique Zafalão; o gerente executivo de SESI, SENAI e IEL na região, Marco Aurélio Goetten; e o gerente de operações SESI e SENAI, Daniel de Aviz.
Imagem
O UniSENAI atua em cinco cidades catarinenses, com foco em setores específicos: Blumenau (têxtil), Chapecó (alimentos), Florianópolis (tecnologia e inovação), Jaraguá do Sul (energia e mobilidade elétrica) e Joinville (manufatura avançada). A instituição é mantida pelo SENAI/SC e forma estudantes de graduação e pós-graduação para um mercado global e para demandas da indústria, com uma proposta pedagógica baseada na aprendizagem por projetos e na solução de desafios reais desde os primeiros semestres.
Painel
A programação também contou com o painel “Pontes da Inovação: Ideias que Transformam”, com participação de Sarah Lima, diretora de Desenvolvimento de Produtos da Whirlpool; Manoela Gieseler, diretora de Operações do Asaas; e Marcus Rocha, empreendedor e autor do livro “Territórios da Inovação”. Os convidados discutiram caminhos para fortalecer o ecossistema inovador na cidade e no país.
Confira as empresas premiadas:
Categoria Processo
* Barni Refrigeração
* Hospital São José
* Schulz Compressores
Categoria Serviço
* Wegow
* UniSenai
* Grupo Krona
Categoria Produto
* Nório Nanotecnologia
* Companhia Águas de Joinville
* Schulz S/A
Prêmio InovACIJ 2025
* Wegow
























