O senador Jorginho Mello (PL) confirmou o favoritismo e foi eleito governador de Santa Catarina com mais de 70% dos votos válidos no domingo.
A apuração foi concluída às 21h16. Jorginho somou quase 3 milhões de votos, ganhando a disputa no segundo turno contra Décio Lima (PT), que alcançou 29% das seções, com mais de 1,2 milhão de votos.
Natural de Ibicaré, no Meio Oeste Catarinense, Jorginho Mello chega ao governo do estado após 32 anos de carreira política, com passagens como deputado estadual (quatro mandatos), federal (dois mandatos) e senador, cargo que ocupa desde 2018.
Jorginho é formado em Direito e Estudos Sociais e ser tornou um dos principais líderes do PL, após passagem pelo PSDB e PR.
Em Brasília (DF), ele ganhou destaque como vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso e vice-líder do governo no Senado Federal.
“Fizemos uma boa campanha, apesar de muito longa, cerca de 30 dias, vocês podem ver pela minha voz que o trabalho foi intenso.
Apesar disso, foi uma campanha muito boa. Dediquei a minha vida a isso, é o projeto da minha vida ser governador”, disse após a votação, já confiante na vitória.
O resultado oficial terminou com Jorginho obtendo 2.983.949 votos, representando 70,69% do total. Décio alcançou 29,31%, com 1.237.016 votos.
“Obrigado a cada um dos catarinenses pela votação histórica e por me conceder a honra de governar este Estado que tanto amo”, postou Jorginho.
Ele lamentou a não reeleição de Bolsonaro.
“Santa Catarina voltou a dar uma votação importante para Bolsonaro. Lutamos muito. Mas, infelizmente, por muito pouco, nosso presidente não alcançou a reeleição. Seguiremos firmes, defendendo o legado do Capitão do Povo, como a defesa da família e da liberdade”, discursou.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 4,5 milhões de eleitores foram às urnas no domingo, representando cerca de 82% do eleitorado.
As abstenções caíram em relação ao primeiro turno, chegando em 17,44% (956.558 eleitores). No primeiro turno, 1.014.004 de eleitores (18,43%) deixaram de votar.
Transição de governo
Pelas redes sociais, o atual governador, Carlos Moisés (Republicanos), parabenizou o governador eleito, destacando que sua equipe está pronta para auxiliar na transição.
“Vamos garantir ao futuro governo as condições necessárias para que faça o melhor por SC e pelos catarinenses. É meu desejo como cidadão e meu objetivo como governador”, disse.
Moisés ressaltou que o novo governo vai encontrar um estado com “as contas em dia, nome limpo, projetos prontos e em andamento, além de importantes sementes plantadas para os próximos anos”.