A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha, em conjunto com a Policlínica e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, promove a partir do próximo sábado, 11/10, a programação de ações alusivas à campanha Outubro Rosa, dedicada a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino, assim como a saúde da mulher como um todo.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, destaca o objetivo das ações. “A campanha reforça a importância do cuidado regular com a saúde da mulher, a fim de ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e orientação desse público.” Em Barra Velha, as atividades acontecem durante todo o mês, com dias especiais.
Confira a seguir os detalhes do cronograma geral:
No dia 11 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, as ações acontecem nas seis maiores Unidades Básicas de Saúde: nas UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajubá, Sertãozinho, Quinta dos Açorianos e Pedras Brancas.
Os serviços ofertados serão voltados para queixas ginecológicas, com consultas médicas, exames preventivos realizados pelas enfermeiras e vacinação. O atendimento será agendado. Mulheres interessadas devem procurar a UBS do bairro onde residem para garantir uma vaga.
O enfermeiro Athos Dillan, coordenador das UBS, fala sobre a finalidade da ação;
“Buscamos incentivar o autocuidado, a realização de exames regulares e o acesso à informação, salvando vidas por meio da detecção antecipada das doenças que mais afetam o público feminimno.”
No sábado seguinte, dia 18 de outubro, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, a ação se estende também à UBS do bairro Escalvado, totalizando sete unidades participantes. As atividades oferecidas e forma de atendimento permanecem as mesmas do dia 11.
Mutirão na Policlínica de Barra Velha
Ainda no dia 18 de outubro, a Policlínica, localizada na Avenida Santa Catarina, nº 1.300 – Centro, promove mutirão especial de ultrassonografia de mama e eletrocardiograma, com agendamento exclusivo para mulheres.
Serão feitos 32 exames de ultrassonografia e 55 de eletrocardiograma, com vagas retiradas da fila de espera do município. As pacientes selecionadas serão contatadas pela Policlínica. A enfermeira Ariadne Nascimento, responsável pela equipe do local, reforça o pedido:
“Mulheres, não faltem aos exames. Caso não seja possível comparecer, é importante avisar com antecedência para garantir a vaga a outra pessoa. Esse é um mês de mobilização e de cuidado coletivo.”
Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa mortes entre mulheres no Brasil. Por isso, a gestão municipal reafirma o compromisso de zelar pela saúde das barravelhenses.