O surfista bolsista da Fundação Municipal de Esporte (FME), Rafael Lueders, de 46 anos, conseguiu um grande feito: o tetracampeonato do Campeonato Brasileiro de Parasurf 2025, disputado em Porto de Galinhas (PE), no início de outubro. A quarta conquista consecutiva do paratleta foi na categoria PS-S2 (parasurf stand 2), dedicada para competidores com deficiência abaixo do joelho.
“Eu estou muito feliz pelo resultado. Desde 2022 venho disputando os campeonatos brasileiros e mundiais, trazendo títulos para Navegantes, então é gratificante estar sendo reconhecido pelas conquistas”, disse Rafael.
Com a vitória, Rafael garantiu uma vaga para o Campeonato Mundial de Parasurf, que acontece em novembro, nos EUA. O atleta já é bicampeão da categoria PS-S2 a nível mundial e vai em busca da terceira conquista.
Sobre o atleta
Rafael Lueders começou a surfar aos oito anos por influência de dois irmãos, e seguiu no esporte disputando algumas competições. Tornou-se fabricante de pranchas até que em 2005 passou por um grave acidente, ocasionando uma grave mononeuropatia sensitivomotora do nervo fibular comum esquerdo (fratura no joelho), ficando com graves sequelas e com perda do movimento do pé esquerdo.
Por conta da lesão, ficou afastado do esporte temporariamente, até que em 2021, com o início da realização de provas paradesportivas pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), voltou às águas. Em 2022, entrou para a equipe brasileira de parasurf e, de lá pra cá, vem colecionando diversos títulos. Em Navegantes, recebe o apoio da Fundação Municipal de Esporte (FME) através do Bolsa Atleta. O atleta recebe o benefício há três anos.
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: CBSurf









