Numa parceria entre o Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e a Quero Educação, foram divulgados esta semana os resultados da avaliação que fazem parte do “Guia da Faculdade 2023”. Esta pesquisa avalia as titulações e modalidades no Ensino Superior brasileiro, contemplando bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, além de cursos interdisciplinares de faculdades públicas e privadas.
A Faculdade IELUSC novamente é um dos destaques deste guia com seus cursos disponibilizados 100% presencialmente em dois campi: Centro e Saguaçu.
Constam neste guia três cursos de graduação apontados com Conceito “Muito Bom”: Enfermagem, Administração e Educação Física (licenciatura). Outros quatro cursos de graduação receberam o Conceito “Bom” no “Guia da Faculdade 2023”: Educação Física (Bacharelado), Fonoaudiologia, Jornalismo e Nutrição. Os cursos de Direito, Psicologia e Publicidade e Propaganda não foram avaliados nesta edição do guia.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade IELUSC, Solange Ambrocesi, que é doutora em Saúde Pública (FSP-USP) e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), este reconhecimento é fruto do trabalho de professores preparados (todos mestres ou doutores); aulas 100% de presenciais e ainda atividades teórico-práticas desde o 1º semestre. O curso tem a maior carga horária prática da região.
“Esta é mais uma confirmação da qualidade do curso de Enfermagem, ou seja, responsabilidade na formação dos futuros enfermeiros e enfermeiras para que se tornem profissionais de excelência”, explica a coordenadora. Ao longo de seus 26 anos de existência, o curso já formou 686 profissionais.
Nesta 4ª edição do Guia da Faculdade, a pesquisa levou em conta diversos fatores, como: o projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso), o corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e a infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).
Excelência no ensino
Vale ressaltar que, no primeiro semestre deste ano de 2023, a Faculdade IELUSC recebeu Nota 5 (Conceito Máximo) no processo de recredenciamento promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Esta Nota Máxima enaltece a qualidade do Ensino Superior oferecido pela instituição, que oportuniza aos acadêmicos uma infraestrutura completa de excelência. Foram avaliados pelo MEC: ensino e pesquisa, inovação, extensão, corpo docente, gestão institucional, incluindo o planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.