Atendimento individualizado e humanizado, com foco na funcionalidade, prevenção e reabilitação dos pacientes. Estes são os diferenciais da fisioterapia pélvica, o mais novo serviço incluído na grade de especialidades do Centro Integrado de Reabilitação – CIR de Barra Velha. Disponível desde o início do mês de agosto, a especialidade já tem moradores sendo atendidos na cidade.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala sobre a percepção da necessidade de inclusão do novo benefício à população. “Notamos o aumento na demanda por cuidados com a saúde da mulher, de idosos e pessoas com disfunções urinárias e intestinais, chegando a 15% dos atendimentos do CIR. A fisioterapia pélvica auxilia nestes casos, melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes”, finaliza Lilian.
Com indicação de uso em homens e mulheres, na faixa etária de adolescentes a idosos, a nova modalidade é executada apenas por uma servidora municipal, capacitada para repassar os exercícios e aplicar as técnicas com precisão. A enfermeira e coordenadora responsável pelo CIR, Bruna Droique, explica como funciona o fluxo de atendimento do serviço.
“O atendimento para a fisioterapia pélvica começa com a avaliação do quadro nas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros. O médico da UBS então encaminha para um especialista da rede SUS e este por sua vez faz o pedido de entrada do nome do paciente na fila de espera municipal. A demanda é agendada e regulada de acordo com os dados clínicos e histórico de saúde de cada pessoa”, complementa Bruna. Assim, é possível assegurar a triagem qualificada e eficaz da atividade.
A novidade conta com o apoio de um equipamento moderno e cheio de funcionalidades. A fisioterapeuta responsável, Rosângela Fantin, comemora a aquisição. “Fico muito feliz, pois com essa ferramenta será possível oferecer recursos como a eletroestimulação funcional, que alinhada às técnicas manuais e aos exercícios pélvicos específicos trará uma resposta muito mais assertiva aos tratamentos”, comenta a servidora.
Com a adesão da nova modalidade e a compra do aparelho, a Secretaria da Saúde de Barra Velha reafirma o compromisso de zelo e manutenção do bem-estar e da qualidade de vida do povo barravelhense.