Feira do Livro terá Cléo Busatto, escritor estreante no evento e até tour pelo Centro Histórico de Joinville nesta terça-feira

Dia 11 de junho, o sexto dia de Feira do Livro de Joinville, será marcado por uma programação variada, que vai de bate-papo com escritores renomados, sessões de autógrafos, palestras, mostra de cinema do SESC e até uma caminhada para conhecer mais sobre o patrimônio cultural da cidade

Compartilhar:

Dia 11 de junho, o sexto dia de Feira do Livro de Joinville, será marcado por uma programação variada, que vai de bate-papo com escritores renomados, sessões de autógrafos, palestras, mostra de cinema do SESC e até uma caminhada para conhecer mais sobre o patrimônio cultural da cidade. Um dos destaque é a participação de uma escritora, que além de ser autora é uma grande contadora de histórias: Cléo Busatto. Com mais de 40 obras publicadas, entre ficção, infanto juvenis e mídias digitais, que venderam mais de 450 mil exemplares, ela já teve livros agraciados com prêmios qualificados por instituições especializadas, e dedicadas à literatura infantil e juvenil, como Pedro e o Cruzeiro do Sul finalista do 1º Prêmio Barco a Vapor, 2005 e A fofa do terceiro andar. Foi também finalista do Prêmio Jabuti, na categoria juvenil em 2016 e Um lago, um menino e a lua, finalista do Jabuti, na categoria infantil, em 2023, além de ter também trabalhos selecionados para catálogos de feiras internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália e Frankfurt 2015. As obras também foram escolhidas para programas de leitura governamentais. Cléo Busatto sobre ao palco às 9 horas e às 14h30.

Outro momento aguardando é a participação do estreante na Feira, o Doutor em Direito e escritor José Roberto de Castro Neves, que traz para o evento seu mais novo título: “Caixa de Palavras”. Sua participação no palco será às 19h30. Será um bate-papo sobre o livro, que fala um pouco sobre como todos já tivemos a vida transformada por um livro, essa caixa mágica de palavras, que o fascina desde a infância. Aficcionado por Shakespeare, muitas de suas obras trazem essa referência, como Medida por medida: o Direito em Shakespeare. E esse não é o único livro em que o autor une o mundo jurídico ao literário. Outro exemplo é: “Como os advogados salvaram o mundo”, que conta a história da advocacia.

Já a jornalista e escritora Maria Cristina Dias, que gosta de contar, literalmente, a história, vai trazer para a Feira do Livro neste dia o livro: Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade. A obra é um convite a conhecer um pouco mais da história da cidade por meio de suas principais vias. De acordo com a autora, a proposta é reunir um pouco da origem de 48 principais ruas de Joinville, em sua maioria da segunda metade do século 19 (exceto a avenida Juscelino Kubitschek, aberta na década de 1970). São retratos da formação de uma cidade de colonização germânica, que hoje é a maior de Santa Catarina. E algumas dessas ruas e edificações vão fazer parte de uma caminhada, que vai partir da Feira do Livro.

O Percurso Cultural – uma nova leitura do Centro da cidade! é uma iniciativa da 20ª Feira do Livro e tem apoio da Unidade de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que programou duas oportunidades de realizar esse tour.
Nos dias 11 e 13 de junho (terça e quinta-feira), às 15h, é possível participar de uma caminhada para conhecer mais sobre o patrimônio cultural como as edificações históricas, obras de arte e monumentos. A saída é no Expocentro Edmundo Doubrawa, e tem cerca de 1h30 de duração. A inscrição é gratuita, limitada a 20 vagas, e pode ser realizada na secretaria da Feira do Livro. É recomendado que os interessados venham com roupa e calçado confortável, e em caso de chuva, a programação será cancelada.

Pela manhã e à tarde, haverá ainda Mostra de Cinema no Centro de Convenções Alfredo Salfer, que também faz parte do Complexo do Centreventos Cau Hansen. E à noite, serão realizadas ainda duas palestras, uma delas no palco, às 19 horas, com Zeni Osório, Diretora de Operações da Acredicoop, com o tema: O ciclo virtuoso do cooperativismo. A outra palestra, que será às 19h30, no Teatro Juarez Machado, com Juliana Rodermel Joaquim, com o tema: Felicidade, uma iniciativa que conta com a parceria da ABRH Regional Joinville.

Importante ressaltar que toda a entrada para a Feira do Livro de Joinville, que segue até o dia 16 de junho, é gratuita. A organização da Feira do Livro de Joinville é do Instituto da Cultura e Educação e do Instituto Inspira, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Confira a programação completa em: feiradolivrojoinville.com.br

Deixe uma resposta

Compartilhar: