Como parte das comemorações pelos 63 anos, Navegantes recebe uma exposição que resgata um capítulo fundamental da história local por meio de registros fotográficos — muitos deles inéditos — documentando a formação territorial e o desenvolvimento portuário da região entre 1920 e 1940. “Trilhos da Memória: Navegantes entre Pedreiras e Molhes” está aberta à visitação até o dia 08 de setembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
A exposição, organizada pela Fundação Cultural de Navegantes, oferece ao público uma experiência visual e histórica, revelando como a extração de rochas das pedreiras e a construção dos molhes da barra do Rio Itajaí-Açu moldaram não apenas a paisagem física, mas também o imaginário e o pertencimento coletivo da população.
As imagens revelam o impacto da atuação da COBRAZIL – Companhia Brasileira de Engenharia e Comércio, responsável pela construção dos molhes, e destacam o protagonismo dos trabalhadores envolvidos na empreitada. Trilhos, guindastes, locomotivas e estruturas monumentais compõem o cenário da modernização, enquanto a exposição busca também reconhecer os esforços anônimos e silenciados de tantos operários que participaram da construção da cidade.
A curadoria da exposição é assinada por Rodrigo Carvalho, com pesquisa histórica de Rogério Corrêa, e conta com o apoio institucional do Arquivo Histórico de Itajaí.
“Mais do que uma mostra técnica, Trilhos da Memória é um convite à reflexão sobre os processos que edificaram Navegantes, suas camadas fundacionais e os percursos de vida que ajudaram a construir a cidade que hoje celebra seus 63 anos”, destaca o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna.
Serviço:
📍 Exposição “Trilhos da Memória: Navegantes entre Pedreiras e Molhes”
📅 Visitação: até 8 de setembro
🕖 Horário: das das 8h às 12h e das 13h30 às 22h
📌 Local: Centro Integrado de Cultura (CIC) – Navegantes
🎟 Entrada gratuita
📷 Realização: Fundação Cultural de Navegantes
📂 Apoio: Arquivo Histórico de Itajaí
Texto: Anahi Gurgel
Fotos: Marcos Porto