A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha registra caso de meningite bacteriana no bairro São Cristóvão.
A Secretaria da Saúde de Barra Velha, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, confirma nesta terça-feira, 30, o registro de um caso de meningite bacteriana, também conhecida como (Streptococcus pneumoniae) , em uma moradora do bairro São Cristóvão. A paciente está internada no Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul, com quadro clínico estável.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala sobre as medidas de contenção já adotadas: “Orientamos a manter ambientes bem arejados e limpos, com os padrões de limpeza habituais. Além disso, reforçamos a necessidade da atualização vacinal nas crianças”, comenta Lilian.
O informe do caso veio por meio de notificação feita pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE/SC. Angelita Lourenço, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal conta como os fatos aconteceram:
“A munícipe passou por atendimento inicial no Pronto Atendimento de Barra Velha e foi transferida para o hospital de referência da cidade vizinha de Jaraguá do Sul na última semana, local onde foi feito o diagnóstico e confirmação após análise laboratorial”.
A meningite bacteriana causa sinais e sintomas como dor de cabeça, vômito, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele, e é transmitida por gotículas de saliva ou muco liberadas ao tossir, espirrar ou falar. A vacinação, ainda na infância, continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.
A doença pode ser evitada com os seguintes hábitos:
* Manter ambientes bem arejados e se possível ensolarados;
* Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
* Mantenha a higiene rigorosa. de pratos, talheres, mamadeiras, chupetas e brinquedos, em casa, nas creches e escolas;
* Evite transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados