Brenda Laube Abrunhosa e Elis Gianesini Schiefler estão no Rio de Janeiro, durante esta semana, participando da Seletiva Internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023).
Elas são estudantes do Ensino Médio do Colégio Bonja, de Joinville e estão disputando a 3ª e última etapa nacional juntamente com outros 210 estudantes de todo o Brasil.
“Esta semana está sendo diferente para mim, pois muitos estudantes de todo o Brasil que possuem interesses em comum, que é a astronomia, estão reunidos. Sem dúvida, este evento é um sonho para mim, pois está sendo muito desafiador a cada dia”, destaca a estudante Brenda Laube Abrunhosa, do 2º ano.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma experiência imersiva no universo da astronomia e da astronáutica, reunindo os melhores alunos do país.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e instituições de ensino.
“Acredito que esta é uma ótima oportunidade na minha vida, não só pelas provas, mas porque estou conhecendo novas pessoas. O mais interessante é que o conteúdo sobre astronomia sempre foi pouco explorado e esta competição serve para propagar estes conhecimentos”, ressalta a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Elis Gianesini Schiefler.
As duas estudantes estão acompanhadas da coordenadora Ana Luiza Milhazes, que viajou com elas e acompanha toda a programação.
“Ao longo dos anos, estamos aumentando não só o número de alunos interessados em participar das olimpíadas como, cada vez mais, estamos conquistando etapas mais avançadas. Essa oportunidade é, sem dúvida, um marco nas conquistas do Colégio Bonja em Olimpíadas do Conhecimento. As meninas são as primeiras a alcançar esta etapa tão importante e a estarem tão próximas de fazer parte de uma equipe de competição internacional. Tenho certeza que estão abrindo portas para futuros alunos que irão tê-las como inspiração na busca de novas conquistas”, explica a coordenadora das Olimpíadas do Conhecimento do Ensino Médio do Colégio Bonja.
Dos 210 candidatos, selecionados entres os mais de 1 milhão de alunos inscritos que iniciaram o processo em maio do ano passado, passam para fase seguinte 40 participantes.
Depois, ficam apenas 10 alunos que irão compor as equipes brasileiras que participarão da competição latino-americana no Panamá e depois, em âmbito internacional, na Polônia.
A competição da OBA 2023 no Rio de Janeiro iniciou na segunda-feira (13) e prossegue até esta quinta-feira (16).