O Hospital Dona Helena, uma das instituições de saúde mais tradicionais e respeitadas de Joinville, abriu pela primeira vez vagas para profissionais externos em seu concorrido programa de trainee para enfermeiros. Os selecionados para as três vagas externas são os recém-formados no curso de Enfermagem da Faculdade IELUSC: Lucas Gabriel Alves Cordeiro, Gabriela de Morais e Maicon Schappo.
Criado em 2015 e recentemente reestruturado, a iniciativa faz parte do Programa de Educação Continuada (PEC) do hospital e tem como objetivo capacitar e desenvolver novos talentos para atuar na enfermagem hospitalar. De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital Dona Helena, Patrícia Grabowske Corrêa, o processo seletivo se tornou mais robusto, contando com avaliação psicológica, entrevistas detalhadas e aumento no número de vagas, passando de sete para dez enfermeiros trainees por edição, incluindo as três vagas para profissionais externos.
Corrêa também destacou a importância da formação dos egressos do IELUSC, a primeira faculdade a oferecer curso de Enfermagem na cidade há quase 30 anos, para o sucesso no processo seletivo. Segundo ela, os novos enfermeiros demonstraram grande conhecimento técnico e habilidades comportamentais diferenciadas. “O IELUSC é um parceiro de longa data do hospital e tem uma formação acadêmica reconhecida. A qualidade na formação, o histórico escolar e a participação em cursos complementares foram diferenciais decisivos na seleção”, destaca.
Para Maicon Schappo, um dos selecionados, a experiência no programa tem sido enriquecedora. “O Hospital Dona Helena é muito acolhedor. Estamos passando por um treinamento excelente antes mesmo de irmos para os setores. Tenho boas expectativas para o futuro na instituição”, afirma. Ele ainda ressaltou o impacto positivo da sua formação no IELUSC: “Durante a graduação, sempre associamos teoria e prática, o que fez muita diferença e me ajudou a sentir mais segurança agora como profissional formado.”
Ao longo de seis meses, os trainees passarão por módulos de formação técnica, vivência prática e treinamentos de liderança. O programa ainda inclui um projeto de ação de melhoria, no qual cada participante desenvolve soluções para otimizar processos dentro do hospital. No final do ciclo, os enfermeiros apresentam seus projetos em uma cerimônia de formatura, podendo ser efetivados conforme surgirem vagas na equipe assistencial do hospital.
A seleção dos egressos do IELUSC para o programa reforça a qualidade da formação oferecida pela instituição. “Esta oportunidade é uma resposta direta à qualidade do profissional que nós entregamos para o mercado de trabalho”, enfatiza a coordenadora do Curso de Enfermagem do IELUSC, Dra. Solange Abrocesi. Com essa conquista, os novos enfermeiros iniciam suas trajetórias profissionais em um ambiente de excelência, contribuindo para o avanço da enfermagem na região