Uma ação do Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP), por meio do Programa de Bem-Estar Animal, e Secretaria de Educação, ampliou o conhecimento e conscientização sobre educação animal para cerca de 105 alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação aconteceu nos dias 19, 25 e 26 de outubro, na sede do Grupo de Operação e Resgate (GOR).
Os alunos das Escolas João Batista da Cruz, Rubens João de Souza e João Antônio Pinto tiveram a oportunidade de aprender a importância da adoção animal, como identificar maus tratos, além da interação com animais como morcego, tartaruga, pássaros, cobra e aranha – sob acompanhamento de veterinários e biólogos. A ação atende a Lei Municipal 3.298/2022 que dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos no município de Penha.
“A intenção é justamente ampliar os conhecimentos da criança sobre o mundo animal, oportunizando que ela desenvolva a curiosidade e a capacidade de observação. Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos”, pontua o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco.
A Secretária de Educação, Thyrciane Santana, destaca que além do aprendizado, as crianças disseminam as informações com facilidade dentro de casa e no ambiente escolar.
“São atitudes como essas que podem fazer a diferença. É fundamental ensinar que precisamos cuidar de todos, animais e pessoas, para fazer a diferença nas ações do presente e do futuro”, finaliza.