“Muita satisfação em participarmos mais uma vez deste encontro estadual da Cultura Açoriana e Popular do nosso Estado, e ter a oportunidade de mostrarmos a Cultura Popular de Penha”
A Fundação Municipal de Cultura de Penha Picucho Santos participou da 29ª edição da Festa da Cultura Açoriana (AÇOR), que aconteceu na cidade de Araquari (SC), entre os dias 17 a 19 de novembro. A equipe levou para o evento um estande cultural “As festas do Açor de 1994 a 2023”, produzido pelo Professor, Pesquisador e Superintendente da Fundação, Eduardo Bajara.
A Fundação também levou o Grupo dos Foliões do Divino de Penha para a Missa de Encontro das Bandeiras e Folias do Divino de Santa Catarina, além do destaque da festa: a Folia da “Puxada do Mastro de São Sebastião”, que encantou todos os presentes.
“Muita satisfação em participarmos mais uma vez deste encontro estadual da Cultura Açoriana e Popular do nosso Estado, e ter a oportunidade de mostrarmos a Cultura Popular de Penha. Além disso, mostramos a belíssima pesquisa de resgate histórico das 29 Festas Açorianas que já percorreram 18 cidades do nosso litoral catarinense, passando por duas vezes em Penha, em 1997 e em 2019”, enaltece o superintendente da Fundação.
Grupos folclóricos e representantes de 47 municípios do litoral catarinense que têm ligação com a cultura de base açoriana participaram do evento. Neste ano, pela primeira vez na Festa do AÇOR, teve a participação do Grupo Quilombola do Catumbi de Araquari na “Congada do Mastro”.
A realização foi da Prefeitura de Araquari em parceria com o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).