A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Educação, participa da Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conaee), no dia 19 de outubro, juntamente com o município de Camboriú. O objetivo é avaliar o atual Plano Nacional de Educação (PNE) e propor melhorias na sua elaboração, que terá validade de 10 anos. O encontro será na EBM Anita Bernardes Ganancini, em Camboriú, e será transmitido pelo canal do youtube da AMFRI.
O tema da Conae 2024 será “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Essa temática se desdobra em sete eixos, que analisam e apresentam proposições estratégicas para os vários níveis e modalidades de ensino, por meio do Documento Referência — produzido e divulgado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).
Penha vai discutir o eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza. A Secretária de Educação, Thyrciane Santana, destaca a importância da Conae.
“É fundamental o debate sobre a educação pública de forma qualificada e objetiva. Importante frisar que o debate nas etapas que precedem a Conae 2024 servirá para elaborar o novo Plano para os próximos 10 anos. Buscamos a participação social e democrática, com toda a comunidade escolar e conselhos da educação, para que possamos juntos propor melhorias na elaboração do PNE”, finaliza.
A Etapa Regional Amfri-CoGemfri será no dia 25 de Outubro de maneira virtual. A organização é através do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Amfri (CSME) e o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri), que integram os 11 municípios do território.