Fabiano Schmidt

Coluna Plantas & Paisagismo

Seja bem vindo(a) a esta coluna, me chamo Fabiano Schmidt, sou apaixonado por plantas e especial orquídeas, cactos, suculentas e bonsai.

Sou de Joinville – Santa Catarina, agremiado a AJAO (Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas) onde realizamos diversas atividades como: reuniões entre os agremiados, plantio de mudas pela cidade, participação de eventos no estado e no Brasil e a idealização da Festa das Flores hoje considerada uma das maiores da América Latina.

Tenho como objetivo nesta coluna trazer 1 vez por semana um pouco mais sobre o Mundo das Plantas, paisagismo e jardinagem:

– Cultivo
– Informações sobre plantas
– Histórias
– Dicas
– Sugestões
– Eventos
– Entre outros assuntos relacionados.

Espero que goste do conteúdo.

Compartilhar:

Palmeira Cica, você sabe como cuidar?

Hoje vamos falar sobre uma planta para quem tem um pouco mais de espaço em seu terreno, a Palmeira Cica.
Palmeira Cica

A Cycas revoluta é popularmente conhecida por Cica e é vista por todas as partes. Essa espécie chamada de pré-histórica por ter exemplares machos e fêmeas separados (dioica), é uma das mais antigas que se tem notícia (sendo até conhecida como fóssil vivo). Uma espécie que se adaptou muito bem em nosso clima.

Alguns dados sobre esta planta:
Nome Botânico: Cycas revoluta
Nomes Populares: Cica, Sagu, Palma-de-Santa Rita, Palma–de- Ramos
Família: Família Cycadaceae
Origem: Originária da Ásia.

Possui folhas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. É uma planta de crescimento bastante lento, cerca de 4 cm ao ano. Na altura pode passar de 2m e o diâmetro da coroa de folhas também atinge cerca de 2m.

É muito utilizada no paisagismo, como planta isolada, em conjuntos no jardim ou até mesmo em vasos.

A Cica macho possuí um cone cilíndrico alongado cheio de pólen e muito visitado por abelhas; E a Cica fêmea produz no seu miolo dezenas ou centenas de sementes. A fecundação via sementes é muito difícil, em geral obtêm-se novos exemplares por brotações junto a planta mãe.

Em canteiros redondos, com plantas rasteiras bem coloridas ao seu redor ou cobertura vegetal de folhagem colorida o resultado terá um efeito interessante e que não necessitará de manutenção.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável. As regas devem ser regulares. É muito rústica, mas pode ficar suscetível a cochonilhas em locais de pouca luminosidade.

Cultivada em todo o país, inclusive no litoral, necessita de solo fértil, com bom teor de matéria orgânica e úmido. Tolera exposição ao sol, mas poderá ser cultivada em locais com sombra parcial.

As regas devem ser espaçadas, e o solo não deve ficar encharcado. Evite regar as folhas com água tratada com cloro; nesse caso regue apenas a base ou tronco.

Fique atento à presença de formigas e de cochonilhas, que costumam atacar a planta. Caso surjam, use Óleo de Neem dissolvido em água pulverizando em toda a planta.

Adubos: NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas por vaso. Misturar bem o adubo com a terra de plantio e regar.

A Cica tem crescimento bastante lento; são cerca de 3 cm por ano, mas é longeva e fica gigante. Ah! Ela não é uma Palmeira como alguns pensam.

As sementes da Cica são tóxicas, portanto, cuidado redobrado com crianças e animais; porém, a própria Cica tem seu jeito de afastar esses seres curiosos pois sua folhas levemente duras e pontiagudas causam um certo desconforto para chegar até as sementes. Não é à toa que alguns pássaros fazem ninho no meio da Cica.

Compartilhar:

Deixe uma resposta