Infelizmente ainda se percebe a importância de falar muito sobre esse tema, muitas famílias precisam desenvolver a educação e a inteligência financeira dentro de seus lares. Assim como a educação básica é importante, falar sobre, gestão financeira também se faz necessário para os filhos se tiverem idade é claro. E o que acontece em famílias onde o tema é muito pouco discutido ou praticamente quase não se fala, é que crianças crescem sem o conhecimento necessário e as chances de passarem maiores dificuldades aumentará em muito.
Mas como os pais irão ensinar o que não aprenderam, como treinar alguém se não foram treinados.
Eu fui criado em um lar muito simples, meus pais mal tiveram o ensino básico e tão pouco qualquer ensino sobre finanças, sempre trabalharam para nunca nos deixar faltar nada, meu pai era um trabalhador rural que sempre teve orgulho do que fazia e eu me orgulho disso, afinal era agricultura que saia o nosso sustento e por algum tempo, trabalhar no campo também se tornou o meu primeiro trabalho, minha mãe uma dona de casa, também dedicada pelo que fazia, eles me ensinaram muito para a vida, e me passaram o que aprenderam, não gastar demais, honrar o nome, pagar o que se deve ou a quem se deve.
Eu cresci sem saber o que realmente era fazer gestão financeira, e potencializar os meus ganhos, hoje tenho a plena certeza de que, se eles soubessem mais, eu teria crescido com o conhecimento necessário para construir muito mais na minha vida, e certamente eu teria menos problemas financeiros. Porque não se trata apenas em guardar dinheiro, mas sim de aprender a fazer o dinheiro multiplicar, ter uma vida de qualidade, poder viajar e curtir bons momentos com a família, conquistar, realizar sonhos, ter uma vida prospera.
Se em alguns lares os pais são exemplos para os filhos de caráter e dignidade, tanto que muitos querem seguir os bons exemplos dos pais, imagina ensiná-los como ter controle sobre gastos, saber quando é o momento certo para comprar, aprender fazer uma reserva financeira, planejar e investir para uma viajem ou qualquer outro objetivo. Entenda que se você cresce, seus filhos, sua família também irá crescer, pois a educação financeira é o ensinamento que trata do presente e do futuro, separe algumas horas do seu tempo para se dedicar a aprender sobre finanças, seja sozinho ou com seus filhos.