Junior Camargo

COLUNA FINANÇAS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO.

Certificado em finanças, pessoas e negócios pela Unisinos Poa. Como Organizar Suas Finanças pelo Hub de Educação da B3, Analise Comportamental pelo IBC Colching, Cursando Gestão Financeira pela UNIMAR SP.
Criador do Jornada Saindo do Zero, um programa de desenvolvimento financeiro, que tem como propósito ajudar o máximo de pessoas através da educação financeira e do desenvolvimento.

Acreditamos que a educação e o conhecimento são ferramentas que podem transformar a vida de qualquer ser humano.

Compartilhar:

Organização e planejamento financeiro familiar

Alguns sites de pesquisas financeira, mostram que atualmente duas a cada três pessoas ainda não tem educação financeira, isso significa 3,4 bilhões de pessoas têm baixo conhecimento, o que concluímos que cada vez mais se torna importante o conhecimento em finanças.

Alguns sites de pesquisas financeira, mostram que atualmente duas a cada três pessoas ainda não tem educação financeira, isso significa 3,4 bilhões de pessoas têm baixo conhecimento, o que concluímos que cada vez mais se torna importante o conhecimento em finanças.

E você já se perguntou o que acontece quando não tem educação financeira?

Podemos falar sobre muitas situações, mas vou citar as minhas próprias experiências:

  • Dívidas no cartão de credito
  • Falta de reserva financeira ou de emergência
  • Falta de disciplina na hora de comprar
  • Acumulo de dívidas com bancos

Eu acredito que essas experiências que já passei são a de muitas pessoas, você caro leitor pode nesse momento estar tudo bem, tudo certo, ganhando o suficiente para pagar as contas e viver uma vida de qualidade. Mas se perceber a sua volta você vai encontrar um colega de trabalho que ganha tão bem quanto você ou até mais, devido as diferenças de funções, mas que não consegui gerenciar as suas finanças por falta de conhecimento ou disciplina, tornando-o uma pessoa literalmente sem inteligência financeira e quando não temos o cuidado com a saúde do nosso bolso, não é só nós que sofremos ou perdemos, mas aqueles que dependem de nós também são atingidas de alguma forma, em certos casos pessoas até adoecem mentalmente pela má relação com a sua vida financeira.

Como criar um planejamento familiar?

O ideal é você começar a separar um tempo, um horário do seu dia para se organizar, se for o caso de ter filhos, eles também podem participar, até é importante o envolvimento de todos para terem noção da realidade atual em que vivem. Pois o maior erro que existe de um pai de família é tentar passar uma vida que não tem para seus filhos, pois o medo de falar a verdade pode gerar mais tarde problemas psicológicos, frustrações, sentimento de raiva tanto para si mesmas ou para os filhos, por isso é importante desde cedo a educação financeira.

Quem vai começar a organizar a contas em casa?

Eu diria que o mais importante aqui para começar, não é considerar quem ganha mais, mas sim quem vai ter mais paciência para lidar com os números e com as regrinhas básicas, e no caso de serem o casal mesmo que um tome a inciativa e faça a contabilidade mensal, o ideal é fazerem essa reunião juntos para que tenham conhecimento de suas finanças, o quanto estão conseguindo pagar, o que poderão comprar no próximo mês, o quanto estão conseguindo guardar de dinheiro juntos.

Sou pai ou mãe solteiro (a), como vou proceder?

É sempre um pouco complicado dizer que se fossem dois seria mais fácil, mas nem sempre é assim, eu conheço pessoas que cresceram muito mais financeiramente quando ficaram por um tempo sozinhas, não estou dizendo aqui meu caro leitor que se você for casado (a) e um dos dois é muito gastador é para se separar, de modo algum a casos e casos, eu por exemplo aprendi sobre finanças e hoje ensino a minha esposa, dessa forma todos os meses sentamos juntos e organizamos nossas finanças.  Sendo você um pai ou mãe solteira a depender da idade de seus filhos se reunir com eles e falar sobre dinheiro e sobre como irão organizar as finanças irá fazer uma grande diferença nos próximos meses na sua vida. A partir do momento em que eles tenham idade para entender será importante traze-los mais para perto e mostrar o que você está fazendo, como está se planejando é como a vida de vocês vai ficar mais fácil se juntos começarem a fazer o planejamento financeiro.

Sozinho pode ser difícil, mas juntos podemos construir novas possibilidades !!!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)