Marina da Glória
Mineiração Nilson

domingo, 23 de novembro de 2025

quarta-feira, 14 de novembro de 2025

Marina da Glória
Mineiração Nilson

Emílio da Silva Neto

Textos quinzenais (como os 👆👇) sobre EXCELÊNCIA NO TRABALHO E NA VIDA, sendo a “EXCELÊNCIA” a busca da melhor versão de cada um, em busca do desenvolvimento de empresas, cidades e estados, para um futuro melhor ao Brasil

PhD/Dr.Ing, PósDoc
Ex-Professor Engenharia UFSC
Ex-Diretor Superintendente WEG
Cofundador ARCO-ÍRIS Alimentos (www.arcoirisespecialidades.com)
Cofundador FECIAL Agroindústria
Conselheiro e Consultor Empresarial Familiar (www.consultoria3s.com)
Qualificando a Orientador e Professor da FDC-Fundação Dom Cabral (www.fdc.org.br)

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver

Compartilhar:

O livro não vai morrer!!!

O livro continuará ao lado das telas e áudios, não como vítima, mas como “parceirão”, por ser fundamento e horizonte, presença e memória.

Será que ainda há quem se lembre das revistas impressas O Cruzeiro, Realidade, Fatos & Fotos, Manchete, Capricho e, até, da “agonizante” Veja ?  Ah e quem, ainda, lê algum jornal impresso, algo quase que em extinção, sendo o OCP (de Jaraguá do Sul/SC), inclusive, uma das raridades “heroicas”, atualmente no Brasil, frente à crescente popularidade do conteúdo digital ?!?

Pois, na Alemanha, onde estive, mais uma vez, em 2023, a caminho da emocionante Maratona de Jerusalém, os jornais e revistas impressas voltaram a inundar lojas de conveniência, sempre havendo pessoas folheando-os, até atrapalhando (rsrs) quem vai lá, já sabendo qual comprar.

É o que sempre digo, de forma clara e fluida: “o mundo gira e volta ao mesmo ponto, não é uma espiral, onde cada volta transforma tudo” ou de forma mais filosófica: “o mundo gira e retorna ao início. Não é uma espiral em que cada volta renova o caminho”.

Mas, e quanto aos livros, aos quais a minha paixão é cada vez maior, a ponto de eu sempre ter uns dois ou três no banco de trás do carro, na sala, na cozinha e no quarto de dormir ?!? Aliás, nada como uma boa leitura antes de eu ajoelhar junto à cama para a oração noturna, algo que aprendi com o Sr. URBANO, avô de meus filhos, que o fazia, até antes da “siesta” após almoço, mas … sem leitura, pois isto nunca “foi com ele” (rsrsrs) … nem mesmo da Bíblia, embora católico fervoroso.

Incontestavelmente, vivemos em um mundo cada vez mais dominado por telas e sons digitais, que moldam novas formas de absorver informação, dedicar momentos de lazer, aprender, criar e interagir.

Assim, será se o livro tradicional – aquele objeto físico, composto de folhas encadernadas e cheiro de papel e tinta – ainda terá espaço nesse cenário tão tecnológico?!?

É impossível prever o futuro com exatidão, mas é possível refletir: qual o valor do livro em um mundo digital? Por que muitas pessoas ainda preferem folhear páginas ?!? Que elementos sensoriais, cognitivos e sociais fazem do livro físico algo único? E, em que medida, as novas mídias digitais complementam ou concorrem com a presença do livro em nossa vida?

Em um mundo em constante evolução, é comum especularmos sobre o fim de formatos tradicionais, achando que o novo “matará” o velho. Contudo, a história mostra, por exemplo, que a TV não foi “assassina” do cinema, nem do teatro. E que o livro nunca desapareceu. Ele se adaptou, resistiu, renovou-se.

Por quê? Porque oferece uma experiência sensorial profunda, autônoma e afetiva, que nenhuma tela ou áudio, por si só, consegue replicar integralmente. Por isso, que telas e áudios não eliminaram o livro, mas até o reforçaram, a ponto de romances serem lidos mais e mais.

Enfim, essa convivência entre o papel e o digital representa uma sintonia entre passado e futuro: uma dança híbrida, em que cada formato tem seu lugar, seu ritmo e sua função. Ou seja, o livro físico permanecerá ativo – nas mãos, nas prateleiras, nas salas de aula, nos corações – compartilhando o palco com telas e áudios, que multiplicarão seu alcance, pois sua relevância vem da conjugação de tradição e inovação, de profundidade e acessibilidade, bem como, da combinação de toque, cheiro, tato e imaginação.

Assim, este articulista afirma, com total convicção: o livro continuará ao lado das telas, áudios e outras tecnologias, não como vítima, mas como “parceirão”, por ser fundamento e horizonte, presença e memória.

E eis minha talagada final, bradável “aos 04 ventos”: quando eu pego um livro em minhas mãos, eu me lembro de que, em cada uma de suas páginas “intercambiáveis”, sempre pulsará uma experiência única e insubstituível de imersão, de literatura e de vida.


Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights, disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul.
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor

𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc

SITE: www.consultoria3s.com
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
CONTEÚDOS
(“Excelência no Dia a Dia”)
Rede OCP: ocp.news/autor/emilio-silva
Mídias (emiliodsneto): Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube
Rádios MAR AZUL: Barra Velha, Balneário Piçarras, Itajaí
Jornais:
FOLHA PARATI (Barra Velha), O LITORAL (Barra Velha), DA CIDADE (Joinville),
DE NAVEGANTES (Navegantes), BASTIDORES DO PÍER (Piçarras), CATARINORTE (Piçarras)

www.arcoirisespecialidades.com
emiliodsneto@gmail.com
47 9 9977 9595

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *