Guilherme de Freitas

Política & Opinião

Compartilhar:

Imigração legal nos EUA

Trump sinaliza positivamente a imigração americana

Semana cheia na casa branca, entre uma coletiva de imprensa e outro compromisso, Trump apresentou três grandes empresários no ramo da tecnologia, mas precisamente no setor de  inteligência artificial. Durante a coletiva Trump sinalizou algumas intenções do governo, ele disse que muitas empresas viram para o EUA e por esse motivo eles vão precisar de muita mão de obra, desde engenheiros até trabalhos mais simples, salientou que vários trabalhos e os dignificou independente do salário e complexidade. Presidente Donald falou que EUA vão precisar desse profissional que tem boa intenção e que fazem um bom trabalho, mesmo que simples.

Em outra coletiva, o Presidente americano falou que é favorável a imigração legal “sou totalmente favorável a imigração legal nos EUA” repetiu rechaçando os ilegais durante perguntas sobre o tema. No mesmo momento falou do Visto de trabalho conhecido como Visto H1B e entre várias falas ele deu a entender“ programa H1B”.

Difícil dizer se existirá um programa de imigração legal para os EUA, mas fato é que esse visto existe e é muito utilizado e é capaz de trazer pessoas para trabalhar legalmente nos EUA.

Sobre o Visto H1B é um visto de trabalho nos EUA para profissionais estrangeiros qualificados em ocupações especializadas.

Amplamente utilizado por empresas americanas para contratar estrangeiros em áreas que exigem um conhecimento específico, como tecnologia, engenharia, medicina, direito, arquitetura, entre outras.

E como que as pessoas precisam antes de procurar conseguir um visto desse:

  • Deve ter, no mínimo, um diploma de bacharel ou equivalente na área de especialização.
  • A oferta de trabalho deve ser para uma posição considerada de “ocupação especializada”.

Quanto tempo dura esse visto:

  • Inicialmente emitido por até 3 anos, com possibilidade de extensão para até 6 anos (em alguns casos, mais tempo é permitido, dependendo do processo de green card).

Esses vistos não são ilimitados, pelo menos hoje a uma quantidade de vistos que os EUA fornecem e que talvez isso possa mudar no novo governo:

  • Limite anual de vistos H-1B emitidos geralmente 65.000 vistos, com mais 20.000 reservados para quem tem mestrado ou superior de instituições americanas

Hoje a um sistema de sorteio, mas talvez algo mude no criterio de escolha. Devido à alta demanda, os candidatos geralmente passam por um sistema de sorteio para serem selecionados. As empresas que contratam deve patrocinar o visto, provando que a contratação do trabalhador estrangeiro é necessária e que ele será pago de acordo com os padrões salariais da área.

Munido do visto o trabalhadores poderá:

Permite trabalhar legalmente nos EUA para o empregador patrocinador. Com o tempo existe a possibilidade de mudança de status para um green card (residência permanente) para alguns casos.

O cônjuge e filhos menores de 21 anos do portador do H-1B podem solicitar o visto H-4, permitindo que morar nos EUA que em alguns casos, o H-4 permite autorização de trabalho para o cônjuge.

Lembrando que Trump já havia assinado uma ordem executiva que fala sobre a mudança na naturalização de americano, é muito cedo para saber quais são as implicações, mas com toda a certeza os EUA vão precisar de muitos e muitos trabalhadores e Trump esta movendo a politica da américa para facilitar a entrada de pessoas que queiram trabalhar nos EUA.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)