Vilson Maia

Uma coluna de Vilson Dário da Maia com o objetivo de fazer marcação serrada em cima dos fatos que estão acontecendo em nossa região, críticas e elogios é o que você leitor vai encontrar aqui com o objetivo de fazer marcação serrada em cima dos fatos que estão acontecendo em nossa região, críticas e elogios é o que você leitor vai encontrar aqui!

Não temos medo da verdade pois nosso objetivo é buscar as soluções de nossa região.

Compartilhar:

Faltando menos de 30 dias e muitas indefinições

Faltando menos de 30 dias para definição das candidaturas para prefeito nas eleições municipais de outubro, o quadro político está indefinido no Balneário Barra do Sul.

INDEFINIÇÕES
Faltando menos de 30 dias para definição das candidaturas para prefeito nas eleições municipais de outubro, o quadro político está indefinido no Balneário Barra do Sul.
Silvino Michels (PT); Suzana (do Biga) Dornelles (PP); Antônio Roberto Borba (MDB); Weslley Felipe Freitas (União Brasil); Ademar Borges (PSD), são os pré-candidatos a prefeito, porém, nenhum deles com a escolha do vice-prefeito definida.

UNIÃO BRASIL
O fato novo mais recente foi o lançamento da candidatura do Vereador Weslley Felipe de Freitas. Weslley desfiliou-se do MDB para ingressar no União Brasil e ser candidato a vice-prefeito com o ex-prefeito Ademar Borges, hoje filiado no PSD.
No transcorrer dos últimos 30 dias, Borges desistiu em aceitar Weslley como seu vice, preferindo um pescador ou uma liderança mais ligada ao eleitorado evangélico.
Diante dessa posição, Weslley decidiu pela candidatura com apoio dos vereadores do seu partido, Kempo e o Dr. André. Esse movimento político aproximou o União Brasil ao prefeito Valdemar. Nomeou Rafael Hille, do União, no cargo de Secretário de Saúde e transferindo para o seu gabinete o ex-secretário Edvan Jobert Rosa, no cargo de Assessor Especial do gabinete.

PARTIDO DOS TRABALHADORES
Definiu Silvino Michels, o popular Quininho, como prefeiturável. A sigla pressiona mais uma vez o ex-vereador Jurandir da Silva para o cargo. Jurandir já foi vice-prefeito com a primeira eleição de Antônio Rodrigues, à época filiado no PT. Em conversas com amigos, descarta inclusive a possibilidade de mais uma eleição à vereança.

PARTIDO PROGRESSISTA
Muito embora o prefeito atual Valdemar Baraúna da Rocha, conhecido na cidade pelo “apelido” de “Valdemar da Pitanga”, o partido está com dificuldades em preparar “seu pelotão”.
Baraúna que não concorrerá à reeleição pretende apoiar Suzana W. dos Santos Dornelles, sendo conhecida por “Suzana do Biga”, recentemente filiada ao PP.
Ela foi presidente da Câmara de Vereadores 2021/2022. O que chama atenção é a dificuldade do Partido Progressista, administrando a prefeitura, em formar uma nominata com sete candidatos e mais três candidatas, conforme determinações legais.

MDB
O líder do MDB, Antônio Roberto Borba, mais uma vez é o candidato do partido visando a conquista da prefeitura. Borba é uma liderança muito conhecida na cidade. Foi fundador da Associação de Surfistas de BBS; liderou a criação dos Bombeiros Voluntário no município; na emancipação do Balneário Barra do Sul em 1991/92 e, consequentemente, foi eleito vereador, presidente da Câmara de Vereadores, ocupou cargo de Secretário de Planejamento e foi prefeito interino num período curto de 10/12 dias. Também não definiu seu candidato a vice-prefeito.

PSD
Terá como candidato Ademar Borges, duas vezes eleito prefeito.
É filho de Henrique Borges, também eleito duas vezes prefeito da Barra do Sul. Para reforçar sua campanha, é irmão do Vereador Nelinho Borges, em exercício no seu terceiro mandato.
Ademar pouco diz sobre sua preferência para vice-prefeito. Sabe-se contudo, que tem preferência por um “pescador nativo” que tenha influência entre os demais da categoria.

AVANTE
Declaradamente o partido AVANTE sob a presidência de Raulino Esbiteskoski sem candidatura para prefeito, pretende oficializar uma coligação com o PSD, sem a obrigação da indicação do vice-prefeito.
Com a desistência do União Brasil no apoio ao PSD, surgiu rumores nos últimos dias que o vice-prefeito poderá surgir do partido Avante.
Raulino não confirmou essa possibilidade. O nome do radialista Heraldo Reinert está surgindo em conversas. Heraldo é radialista, mas afastado das funções por conta da legislação eleitoral. Ocupou o cargo de coordenador de Pavimentação Comunitária no atual governo. No YouTube, administra dois canais sobre assuntos esportivos. Vem realizando uma forte campanha através das redes sociais.

NOVA LEGISLAÇÃO
As leis eleitorais vigentes impedem a formação de coligações entre partidos para vereador.
Na Barra do Sul cada partido deverá lançar 10 (dez) candidatos, sendo obrigatório sete homens e três mulheres. Para eleger um vereador esses dez candidatos deverão somar entre 980/1.100 votos.

NOTA DE RODAPÉ
“Nunca desista porque encontrou um obstáculo! Os desafios são o tempero da vida!”

Compartilhar:

Deixe uma resposta