Quando falamos sobre crescimento financeiro muitas pessoas já pensam que só falar em riqueza, muitos dígitos, mas por acreditarem que isso é para poucos algumas, acabam não gostando muito de tocar no assunto, dando pouco caso para o tema.
Mas falar sobre dinheiro, não é só pensar em riqueza e sim ter uma qualidade de vida, se trata de potencializar os ganhos e ter uma renda suficiente para se viver dignamente, é cuidar da saúde financeira. Mas como está no título deste conteúdo, que excelência no bolso é uma questão de escolha, cada pessoa decide se quer ou não gerir melhor o seu dinheiro.
Diante de algumas situações em que eu já vivi e presenciei, as pessoas podem até não querer falar sobre dinheiro, mas a realidade é que esse assunto se torna cada vez mais importante.
Algumas situações que provam para você que falar sobre dinheiro são importantes:
No primeiro cenário, imagine que uma pessoa que está muito endividada, sabe que precisa poupar e começar a gerir melhor as suas finanças, mas simplesmente repete o que uma grande maioria fala: “ já estou ferrado, para que me preocupar; o que é um pingo de agua para quem já está molhado. ’’ São jargões que viram hábitos, poucas pessoas compreendem que são mensagens sabotadoras.
Elas não percebem que ao falarem isso, estão dizendo para si mesmas que não tem jeito, que é impossível mudar a situação em que estão vivendo, não fazem o mínimo esforço para mudarem e continuam repetindo os mesmos hábitos, gastando do mesmo jeito, parecendo que ganham uma fortuna, quando na verdade o salário ou a renda que recebem são compatíveis com o tanto que gastam.
O segundo cenário é aquele onde a pessoa sabe que através de um curso ou treinamento que vai ensinar a ela tudo ou quase tudo o que precisa para ajudar no seu desenvolvimento financeiro, mas diz que tudo isso é uma besteira, no entanto a sua vida não sai da mesma situação, apesar dela dizer que deseja crescer, mas a suas ações e reações são totalmente ao contrário, é como estar doente, saber que precisa do médico, mas não vai.
E quando a ficha cai?
É quando ela percebe que as pessoas ao seu redor estão seguindo em frente e alcançando seus objetivos, então ela percebe que fez algumas escolhas erradas ao invés de estar estudando, cuidando melhor de suas finanças, que perdeu horas se distraindo com coisas que só roubaram e consumiram parte do seu tempo, que é o bem mais valioso que nós temos.
Talvez você se pergunte, como posso começar a cuidar melhor da minha vida financeira?
A resposta é simples: Analisar, Administrar, Poupar e Investir.
Se você precisa de uma orientação financeira, saiba que juntos podemos construir novas possibilidades.
Junior Camargo/ Mentoria Financeira