O Sucesso de um negócio também está relacionado em fazer uma boa gestão financeira.
Empreender vai exigir muitos desafios, o financeiro pode ser o maior deles, na grande maioria ele é a causa da queda de um negócio, podemos dizer que é necessário ter punho de aço, pois sem uma gestão qualquer pessoa ou negócio entrará em falência.
É muito comum no começo quando vai se abrir um negócio independente do seu tamanho, o empreendedor achar que tudo que está se ganhando é o seu lucro, esquecendo de que antes tem fornecedores, empréstimos de crédito empresarial se tiver e outros custos como água luz, impostos, funcionários e esses são apenas algumas despesas, tudo depende do tamanho do negócio, uns podem tem mais outros menos, cada um sabe da sua realidade, mas o importante e entender que o seu faturamento mensal não é 100% seu lucro.
Falando tudo isso parece assustador e parece difícil empreender, não é fácil mas tem seus desafios. Uma maneira de você começar bem o seu negócio e fazer com que ele tenha sucesso e crescimento no mercado é criar um salário para você o chamado pró-labore, estipule um valor dentro de uma realidade atingível e que não gere prejuízo para o seu negócio, impossibilitando a sua evolução.
Em conversa que tive com a empreendedora Juliana Fortuna proprietária da empresa Knaytec Tecnologia, uma das estratégias usadas para a gestão financeira, foi criar um salário para cada sócio sem ter aumento com frequência, mesmo que a empresa viesse a ter um crescimento espontâneo, que era e é o seu objetivo.
A empresa que foi criada em 2013, hoje também com uma filial em SC, com 8 anos de mercado da tecnologia, a empresa se mantém no mundo dos negócios, consolidado cada vez a sua marca. Seus sócios entenderem a importância de uma boa gestão financeira, e saber que o que tinha que vir antes de seus lazeres era a estabilidade e o crescimento da empresa, e assim podendo mais tarde desfrutar de outros benefícios.
Quanto mais se cresce mais será a importância de atenção a suas finanças e quem está sob a gestão dela, mesmo que você tenha pessoas que acredita ser de confiança, você que é o dono do negócio deve estar sempre por perto, como falamos no interior, o olho do dono é quem engorda o boi.
Então saiba que o crescimento vai exigir dedicação, disciplina e foco.