Talvez para algumas pessoas essa é uma dúvida crônica.
Tenho muitas contas para pagar ou tenho muitas dividas a ser pagas, mas estão em dia, então, complicado! Então vamos estudar e explorar esse assunto um pouco mais.
Contas são aquelas despesas que serão pagas mensalmente ou anualmente, mas que estão com o pagamento em dia.
Dividas são aquelas que já passaram por um período de vencimento e que não estão sendo pagas dentro do prazo acordado com um prestador de serviços ou a compra de um determinado bem ou produto.
Então quando alguém falar que ter dividas é sinônimo de poder de compra, não se engane, quando se chega nesse estágio é porque não existe mais um poder de compra, pois já não está entrando dinheiro o suficiente para cumprir com os compromissos financeiros.
Mas por outro lado, se elas estão em dia está conseguindo honrar, considere como contas a pagar e está honrando com os mesmos, parabéns, você está muito bem. Talvez o que lhe sobre no final do mês é pouco do que gostaria guardar ou economizar para o futuro, mas olhando a sua volta você diz a si mesma: estou conquistando, adquirindo, alcançando meus objetivos, isso parece ser bom, pois lhe traz uma sensação de vitória.
Isso é gratificante quando vivemos essa experiência, porque ao mesmo tempo em conquista também economiza para manter a uma vida com qualidade e conseguindo dormir mais tranquilo (a).
Minhas experiências, me trouxeram clareza sobre o que é dividas e contas e hoje posso dizer que se as dívidas não tiverem possibilidades de você ter algum retorno sobre elas positivos sobre elas, está cada vez mais se afundando.
Um dos homens mais bem sucedidos financeiramente, falou que é possível ficar rico com dividas, mas quando estudei mais afundo, descobri que não são qualquer dívida que se pode aumentar o capital, e sim na compra de imóveis e na negociação deles.
Tome cuidado para que sua vida não seja apenas pagar dívidas, fique atento para não cair em armadilhas.
@camargo.jrc