Você já deve ter ouvido falar que tudo em nossa vida acontece por escolhas, e na área financeira não é diferente.
Mas porque as dificuldades financeiras são escolhas pessoais? Porque cada pessoa faz suas próprias escolhas e preferem não escolher o planejamento financeiro.
Sempre que necessário comprar, se pergunte primeiro se pode ou não naquele momento e como está o seu caixa financeiro, pois quando as escolhas são movidas mais pelo emocional, o nível da lógica, da razão estão abaixo do que chamam de inteligência financeira.
Muitas pessoas quando perdem o emprego e passam por alguns momentos difíceis, que foi o meu caso alguns anos atrás, sempre culpamos a falta de trabalho, mas não é somente a falta de emprego que existe, mas sim a falta de disciplina financeira e educação financeira.
Então como fazer boas escolhas e evitar problemas futuros: Você pode começar aprendendo a economizar, tenha o habito de poupar parte de tudo que chega em suas mãos.
O segundo passo é entender o seu estado financeiro, fazer análises financeiras periodicamente, vai lhe trazer clareza de suas próximas ações.
Suas prestações têm que serem algo que possa pagar com tranquilidade, pois não perder o sono por causa de dívidas pode lhe dar mais qualidade de vida.
Algumas pessoas das quais eu acompanho me falam do pouco que ganham e que é impossível guardar ou economizar, em parte eu concordo, mas ao olhar para as suas finanças, percebemos prestações altíssimas, muitas contas a pagar que a renda que ganham não é o suficiente, para conseguir sanar as dívidas, são necessários muitos sacrifícios para conseguir quitar as dívidas, alguns deles como lazer e a família.
Nós entendemos que boa parte da população brasileira que estão sem trabalho, vivem em dificuldades financeiras pela falta do mesmo, não conseguem suprir o básico para a sua sobrevivência, mas quando tudo se normaliza, quando algumas delas se reestabelecem e conseguem voltar ao mercado de trabalho infelizmente os mesmos hábitos ainda se mantêm em relação ao dinheiro, o que logo vai leva-las as novas dificuldades financeiras.
Entenda que o passo mais importante que precisamos dar para não enfrentarmos uma crise financeira pessoal é criar hábitos saudáveis de consumo, controle de gastos, apender gerir melhor o dinheiro.
Lembre-se que muitas dificuldades surgem pelas nossas más escolhas.