O Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. Promovido pelo Conselho Estadual de Gestores de Cultura (Congesc), a premiação foi concedida na noite desta quinta-feira, 11, durante XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura – realizado de 10 a 12 de maio, em Lages.
O Colegiado venceu na categoria “Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura”.
A AMFRI, por meio do Colegiado de Cultura, desenvolveu a 1ª Mostra de Culinária Tradicional, que aconteceu no mês de abril de 2022, no Centreventos de Itajaí. O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Na Mostra, havia pelo menos um representante de cada um dos 11 municípios da região, com alimentos que contavam as histórias familiares e tradições, com diversidade de produtos e origens. O Superintendente da Fundação Cultural Picucho Santos de Penha e Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI, Eduardo Bajara, ressalta a conquista do prêmio pelo segundo ano consecutivo.
“A ideia do projeto foi justamente contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos e modos de fazer da culinária tradicional, colaborar com o processo de geração de renda e fomentar o empreendedorismo dessas pessoas. Foi um verdadeiro sucesso e ficamos muito lisonjeados por mais uma vez receber esse prêmio tão importante”, pontua.
O município de Penha foi representado pelos doces caseiros e consertada, feitos por Ester das Neves Dias, as geleias, licores e salame artesanais, de Sandra Xavier Leal, além da estopinha de cação e marisco acebolado, feitos por Eliane Maria Rodrigues.
Bajara ressalta ainda que a premiação é reconhecimento do trabalho realizado pelo Colegiado de Cultura da AMFRI, sempre com o apoio dos Prefeitos da região. “A ideia do Programa de Gestão Associada só foi possível devido ao apoio e respaldo dos Prefeitos da nossa região, que reconhecem a importância de valorizar a cultura, os artistas e toda a população”, finaliza.
XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
O XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura acontece, de 10 a 12 de maio, em Lages. O evento oportuniza o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre o Ministério da Cultura, o Governo Estadual e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.
O evento é organizado e realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM).