A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Saúde, segue a todo vapor com as ações de conscientização sobre saúde mental. As atividades desenvolvidas acontecem durante todo o ano, e são intensificadas no Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio. Nesta quarta-feira (27), as equipes da Atenção Básica receberam capacitação com o médico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leila Antão e especialista em saúde mental, Rodrigo Wolkmer.
A capacitação aconteceu no auditório da policlínica, visando padronizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Essa é mais uma ação de extrema importância da Prefeitura de Penha, para que possamos tratar da saúde mental, melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes e aprimorar o conhecimento dos profissionais”, pontua Rodrigo Wolkmer.
Ao longo do mês de setembro, são reforçados os debates para conscientizar pacientes a respeito do suicídio, depressão e outras condições mentais, decoração do ambiente, palestras escolares e dinâmicas em grupos.
A psicóloga da equipe multidisciplinar, Leda Adriana Freitas Carneiro, destaca a importância de cuidar da saúde mental com a mesma responsabilidade da saúde física.
“É fundamental momentos como esse, que visam integrar os profissionais da equipe de saúde da família com profissionais especialistas, mostrando como fazer encaminhamento correto ao paciente que precisa”, finaliza.
CAPS
O CAPS funciona das 08h às 17h, sem fechar para almoço, e conta com uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, psiquiatria, artesã, técnica administrativo, assistente social, pedagogia e equipe de apoio. O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, explica como funciona o atendimento.
“No primeiro momento não é preciso realizar agendamento para receber atendimento. No local, após o acolhimento e atendimento médico e psicológico, os pacientes são inclusos em diversas atividades terapêuticas em grupos, oficinas terapêuticas, atividades, artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares”, finaliza.
O whatsapp para atendimento é (47) 99291-9010, garantindo total sigilo do paciente. O CAPS fica localizado na Rua João Mariano Furtado nº131, na Armação.