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quarta-feira, 29 de outubro de 2025

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

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Cadastro Único volta aos bairros e procura cresce uma média de 80% em Navegantes

O atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) voltou a ser realizado diretamente nos bairros de Navegantes, e o impacto foi imediato: a procura pelo serviço cresceu uma média de 80%

O atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) voltou a ser realizado diretamente nos bairros de Navegantes, e o impacto foi imediato: a procura pelo serviço cresceu uma média de 80%. Antes da mudança, eram registrados, cerca de 150 atendimentos semanais. Agora, esse número saltou para até 300 atendimentos por semana.

Atualmente, o município conta com 10.569 famílias cadastradas, totalizando 27.357 pessoas atendidas pelo CadÚnico.

A descentralização do serviço teve início no dia 7 de julho, com o objetivo de facilitar o acesso da população e ampliar a cobertura dos atendimentos. Com isso, os serviços deixaram de ser prestados na sede da Secretaria de Assistência Social e passaram a ser realizados exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Confira os locais de atendimento:

CRAS I – Bairro São Paulo (Rua Homero Ferreira)

CRAS II – Bairro Nossa Senhora das Graças (Rua Ver. José Flávio Soares, 250)

CRAS III – Bairro Meia Praia (Rua Félix Malburg)

Além da nova organização, outra mudança importante é a presença de profissionais efetivos nos postos, o que garante mais estabilidade na oferta do serviço e reduz as chances de interrupção nos atendimentos.

A aposentada, Maria Leonilda Serafim Lopes, de 71 anos, mora na Meia Praia e afirma que o serviço oferecido no bairro facilita muito a vida, principalmente de quem depende de ônibus. “Estamos muito satisfeitos com o atendimento direto no CRAS, desta forma, conseguimos acessar o serviço com mais facilidade, garantindo assim os nossos direitos. Agradecemos ao município por esse olhar aos mais necessitados”, pontua.

Segundo a secretária de Assistência Social, Luciane Bittencourt, a reestruturação foi pensada com foco no acolhimento e na eficiência.

“Com a retomada do CadÚnico nos CRAS e a presença de servidores efetivos, conseguimos oferecer um atendimento mais próximo, humano e contínuo para quem mais precisa. Essa é uma conquista importante para a política de assistência social em Navegantes”, destaca a secretária.

A equipe está preparada para receber a comunidade e oferecer todo o suporte necessário. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (47) 3185-2014 ou pelo e-mail assistenciasocial.secretaria@navegantes.sc.gov.br

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Fotos: Marcos Porto

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