Marina da Glória
Mineiração Nilson

domingo, 19 de outubro de 2025

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Mineiração Nilson
Marina da Glória

Brasileirão 2025 terá nova era das transmissões esportivas no país

Neste novo ano, além das alterações de calendário, as transmissões dos jogos também vão ser diferentes. Esta será a 1ª vez desde 1992 que a Rede Globo terá que dividir os direitos de transmissão do principal campeonato de futebol do país.

O Brasileirão 2025 será o 1° campeonato disputado em um novo ciclo de transmissões esportivas após a chamada ‘Lei do Mandante’ e a divisão dos clubes brasileiros em ligas.

Em 2021, foi publicada a lei que liberava os clubes a negociar individualmente os direitos de transmissão das suas 19 partidas como mandantes, sem que houvesse a necessidade da equipe visitante ter acordo com a mesma empresa.

Um exemplo disso é o Athletico-PR, que, de 2022 até 2024, comercializou o pay-per-view de suas partidas pelo canal do streamer Casimiro na Twitch e no Youtube.

O surgimento das ligas que mudaram o sistema

A partir da liberação, os clubes começaram a se organizar em entidades para negociarem os direitos de transmissão vigentes a partir de 2025. A ideia inicial era a criação de uma liga nacional, em bloco único, independente da CBF.

Mas, diante da dificuldade das equipes em se relacionar, entre idas e vindas, hoje existem dois blocos:

Libra (Liga do Futebol Brasileiro), que conta com 15 clubes das Séries A, B, C, D e já fechou contrato de 5 anos com o Grupo Globo para as transmissões em todas as plataformas — TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view;

Liga Forte União (LFU), que conta com 32 clubes das Séries A, B, C e já fechou dois acordos: um com Record e Google (Youtube) — que deve levar os jogos para a CazéTV — e outro com a Amazon, que vai exibir as partidas no Prime Video.

Fim do monopólio?

Para se ter uma ideia do tamanho da relevância destes acordos, esta será a 1ª vez desde 1992 que a Rede Globo terá que dividir os direitos de transmissão do principal campeonato de futebol do país.

Exemplificando a lógica:

Se o Derby Palmeiras x Corinthians for de mando do Verdão, a partida será exibida pelo Grupo Globo. Já quando o duelo ocorrer na Neo Química Arena, Record e YouTube ou Prime Video poderão transmitir a partida. Já dá pra imaginar a loucura que vai ser, né?

Looking forward: A LFU terá 6 confrontos por rodada, com um deles sendo transmitido simultaneamente pela Record e YouTube, enquanto outro será exclusivo do Prime Video. Assim, ainda restam 4 jogos para serem comercializados, e a liga mantém negociação com 5 interessados:

Globo: o acordo com a Libra não impede que a emissora feche com a LFU. O objetivo seria melhorar a oferta de jogos no Premiere;

Google: o objetivo seria um modelo pay-per-view, por assinatura, semelhante ao que faz nos EUA com a NFL;

Warner: a ideia é colocar os jogos no seu streaming, a Max, que já tem os direitos da Champions League e do Paulistão, além de exibir no canal fechado da TNT;

Disney+: o streaming, dono da ESPN, poderia transmitir jogos no seu canal fechado e ampliar o leque de jogos por assinatura, que já tem a Premier League, La Liga e Série A italiana;

DAZN: deseja voltar a ter protagonismo, após reduzir sua operação na pandemia. Recentemente, adquiriu com exclusividade o Super Mundial de Clubes da FIFA.

Fazem parte da Libra: Atlético Mineiro, Bahia, Red Bull, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vitória.

Liga União Forte: Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport Recife e Vasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Cabral Climatização
Energia Racional
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Pet Shop Yakusa
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)