A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha divulga os dados atualizados do boletim epidemiológico da Covid 19 e reforça a necessidade da vacinação.
Na última semana, a confirmação do primeiro caso brasileiro da nova variante da Covid 19, a EG.5, retomou o estado de alerta na população. Nas redes sociais da secretaria de saúde de Barra Velha já foram identificadas dúvidas referentes à disponibilidade da vacina bivalente e a sua eficácia no combate à nova cepa. Com o objetivo de esclarecer tais questionamentos e reforçar a necessidade da vacinação, o setor de Vigilância Epidemiológica apresenta nesta sexta-feira, 25, os dados atuais do boletim da covid no município.
Sabrina Mendes da Silveira, coordenadora do setor de Epidemiologia no município explica: “A variante EG.5 apresenta os mesmos padrões de outras já conhecidas e que são controladas com a vacinação, ou seja, a vacina bivalente é a que oferece maior proteção”.
De acordo com o documento, atualizado nesta quinta-feira, 24, a cidade não possui nenhum caso ativo, internado, em isolamento social ou aguardando o resultado de exame comprobatório da covid.
Desde o início da pandemia da Covid 19, em março de 2020, até hoje 25/08, em Barra Velha a doença já registrou 9.110 infecções. Destas, 8.962 encontram-se recuperadas e 148 levaram ao óbito de pacientes.
A vacina bivalente, indicada para pessoas com idade acima de 18 anos, continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros: Centro, Itajuba, São Cristóvão, Pedras Brancas, Quinta dos Açorianos e Sertãozinho.
Já as doses pediátricas, por serem administradas em menor quantidade, são ofertadas apenas nas UBS dos maiores bairros: Centro, Itajubá e São Cristóvão.