A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha apresenta nesta terça-feira, 07 de novembro, o Relatório de Atendimentos, ofertados entre os dias 1º de outubro a 31 de outubro de 2023 nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.
Os dados são compartilhados uma vez por mês pela coordenação do setor e de acordo com o secretário de saúde, Rogério Pinheiro: “Nosso objetivo é informar os munícipes sobre o desempenho geral das instituições de saúde”.
Barra Velha conta com nove unidades de atenção primária dedicadas ao cuidado, promoção e prevenção da saúde dos moradores. Dentre estas, seis estão localizadas em bairros maiores e três em regiões do interior da cidade.
Durante o período, os bairros com mais serviços prestados foram São Cristóvão (4.129), Itajuba (4.126) e Centro (3.489).
Segundo a coordenadora da Atenção Primária, (setor responsável pelas UBS), Angelita Lourenço: “A rotina das unidades possui consultas com médicos clínicos gerais, vacinação, procedimentos de enfermagem e odontológicos”, explica Angelita.
As UBS atendem pacientes em consultas de rotina (agendadas ou por demanda pré estabelecida), fazem a análise e acompanhamento contínuo de doenças crônicas como colesterol e diabetes, e fornecem apoio integral para públicos prioritários como crianças, idosos e gestantes.
Exames mais simples como os testes rápidos e o preventivo feminino, atualização de receitas e encaminhamento para procedimentos de média e alta complexidade também podem ser solicitados no local.
Todas as UBS atendem de segunda a sexta-feira no horário das 07h30 às 12h durante a manhã e das 13h30 às 17h no período da tarde.
Ao todo foram quase 17,5 mil pessoas atendidas. Confira a seguir o total de cada bairro:
CENTRO – 3.489
SÃO CRISTÓVÃO – 4.129
ITAJUBA – 4.126
PEDRAS BRANCAS – 1.795
QUINTA DOS AÇORIANOS – 1.799
SERTÃOZINHO – 1.456
ESCALVADO – 99
MEDEIROS – 434
RIO NOVO – 136