A Prefeitura de Navegantes e a Polícia Militar realizaram uma ação conjunta de abordagem a pessoas em situação de rua na restinga nas praias do Pontal e Central na manhã desta quinta-feira (14). Participaram da operação assistentes sociais, fiscais de posturas, representantes do Instituto Ambiental do município (IAN) e policiais militares.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Gisele Tiecher, acompanhou a ação e destacou a importância desse trabalho de cidadania praticado. “Mais do que tirar estruturas irregulares, a ação teve como foco oferecer acolhimento, orientação e acesso aos serviços da rede pública”, disse. “Esse trabalho é fundamental tanto para proteger a vida e a dignidade de quem vive em situação de vulnerabilidade, quanto para preservar o meio ambiente e garantir a segurança e o bem-estar da população”, completou.
O superintendente do IAN, Diego Dias, acompanhou a operação e comentou sobre a relevância da ação na parte ambiental. “Recebemos demandas todos os dias de pessoas entrando na restinga, seja para uso de drogas, fazer fogueiras e todo tipo de ações que degradam essa área de preservação. O trabalho feito hoje é importante justamente para fazer esse controle, e para orientar as pessoas, ou seja, praticar a educação ambiental e fiscalização”, declarou.
Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, esse tipo de ação será feito com frequência, em todo o litoral de Navegantes, mas que, por uma questão estratégica, acontecerá em locais e dias aleatórios, sem divulgação prévia. “Nosso maior foco é proteger a população, tanto as pessoas em vulnerabilidade que ocupam esses espaços, quanto aquelas que sintam insegurança ou possam sofrer algum tipo de violência por uma pequena parte desse público em situação de rua”.
Texto e fotos: Rodrigo Ramos





Fonte Original | Arquivo de Meio Ambiente (IAN) – Prefeitura de Navegantes