Marina da Glória
Mineiração Nilson

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

quarta-feira, 14 de novembro de 2025

Mineiração Nilson
Marina da Glória

Procon de Navegantes orienta consumidores sobre nova função para contestação de Pix fraudulento

O Procon de Navegantes orienta a população sobre uma importante mudança válida nos aplicativos bancários de todo o país desde o mês de outubro: está disponível o novo “botão de contestação” dentro do ambiente Pix.

O Procon de Navegantes orienta a população sobre uma importante mudança válida nos aplicativos bancários de todo o país desde o mês de outubro: está disponível o novo “botão de contestação” dentro do ambiente Pix, uma funcionalidade determinada pelo Banco Central que permite ao consumidor acionar quando identificar transações fraudulentas.

O uso da nova função “Mecanismo Especial de Devolução (MED)” pode ser feito de forma totalmente digital, quando o cidadão identificar uma transação realizada mediante fraude, golpe ou coação. A ideia é agilizar a análise dos casos e aumentar a chance de recuperação dos valores desviados.

Com o novo botão, o consumidor poderá fazer a solicitação diretamente no aplicativo de sua instituição financeira, sem precisar falar com atendentes. Ele tem até 80 dias após a data em que o Pix foi feito para fazer contestar a operação. Se a ocorrência for confirmada, os valores podem ser devolvidos à vítima em até 11 dias.

O Procon lembra que o recurso vale apenas para situações específicas — golpes, fraudes ou coação. Assim, não se aplica a casos de mero arrependimento de compra, erro de digitação da chave ou conflitos comerciais, por exemplo.

“A agilidade do consumidor ao identificar o crime é fundamental, pois, quanto antes a contestação for feita, maiores são as chances de bloquear o dinheiro antes que ele seja movimentado pelo fraudador”, explica o diretor do Procon, Ralf Adriano Martins.

“A iniciativa reforça o compromisso com a informação clara e com a proteção dos cidadãos no ambiente digital, fortalecendo a prevenção a golpes e fraudes financeiras”, complementa.

Quem tiver dúvidas sobre como usar o recurso ou precisar de orientação pode procurar o Procon de Navegantes pelos canais oficiais: pelo número (47) 3342-9500 e mensagens pelo WhatsApp (47) 99290-1398; pela plataforma consumidor.gov.br ou pelo e-mail procon@navegantes.sc.gov.br.

Também é possível comparecer pessoalmente à sede do Procon, situada na Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 498, Centro.

Texto: Anahi Gurgel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Energia Racional
Cabral Climatização
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Pet Shop Yakusa
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)