Marina da Glória
Mineiração Nilson

domingo, 23 de novembro de 2025

quarta-feira, 14 de novembro de 2025

Marina da Glória
Mineiração Nilson

Emílio da Silva Neto

Textos quinzenais (como os 👆👇) sobre EXCELÊNCIA NO TRABALHO E NA VIDA, sendo a “EXCELÊNCIA” a busca da melhor versão de cada um, em busca do desenvolvimento de empresas, cidades e estados, para um futuro melhor ao Brasil

PhD/Dr.Ing, PósDoc
Ex-Professor Engenharia UFSC
Ex-Diretor Superintendente WEG
Cofundador ARCO-ÍRIS Alimentos (www.arcoirisespecialidades.com)
Cofundador FECIAL Agroindústria
Conselheiro e Consultor Empresarial Familiar (www.consultoria3s.com)
Qualificando a Orientador e Professor da FDC-Fundação Dom Cabral (www.fdc.org.br)

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver

Compartilhar:

Acupuntura urbana no litoral catarinense

Em pouco mais e duas décadas, bairros inteiros do litoral catarinense passaram por transformações urbanas que ilustram o conceito de “acupuntura urbana”, intervenções pontuais capazes de irradiar desenvolvimento econômico, social e imobiliário.

Em pouco mais e duas décadas, bairros inteiros do litoral catarinense passaram por transformações urbanas que ilustram o conceito de “acupuntura urbana”, intervenções pontuais capazes de irradiar desenvolvimento econômico, social e imobiliário.

Balneário Camboriú e Itajaí exemplificam esse movimento, com projetos que, além de redefinir o visual urbano, elevam índices de valorização, atraem serviços e mudam a dinâmica da cidade.

Na Barra Sul de Balneário Camboriú, a região mais nobre da cidade e com o metro quadrado mais valorizado do país, o lançamento do Costão da Barra, em 2004, pela construtora PROCAVE, marcou o início da verticalização de alto padrão. Hoje, não há mais áreas disponíveis para novos projetos frente mar e, caso houvesse, o valor do terreno seria incalculável.

O que aconteceu na Barra Sul e depois se repetiu em outras regiões não é apenas um movimento de valorização imobiliária, mas mudanças estruturais de como as cidades estão se organizando, via a chamada “acupuntura urbana”, uma intervenção bem planejada que atrai serviços, cria novas centralidades e reposiciona o entorno no mapa econômico e social, com um olhar de longo prazo, de construir não só para os moradores, mas para o futuro da cidade.

Fenômeno semelhante ocorreu na Praia Brava, em Itajaí, que até o fim dos anos 1990 era uma área pouco explorada, cercada por mato e de difícil acesso. A introdução do conceito de home resort com o Brava Home Resort (2010), a chegada do Colégio Bom Jesus (2018) e do BravaMall (2019), todos empreendimentos da PROCAVE, aceleraram a transformação do bairro, conforme a empreiteira. Dados do FipeZap mostram que o metro quadrado da região valorizou mais de 90% nos últimos cinco anos, inclusive, a avenida beira-mar, está entre as sete ruas mais caras do Brasil.

E então, porque o Poder Público e as Entidades Associativas, como o CDL, por exemplo, aqui da nossa querida Barra Velha, não fazem um “benchmarking” (cópia do que deu certo) em sua “acupuntura urbana” ?!?

Coordenador:𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔

PhD/Dr.Ing, PósDoc

Consultor, Mentor e Conselheiro

em Profissionalização, Governança e Sucessão de Empresas Familiares

www.consultoria3s.com

emiliodsneto@gmail.com

47 9 9977 9595

Ex-Professor Engenharia UFSC, Ex-Diretor Superintendente WEG, Cofundador ARCO-ÍRIS Alimentos

Cofundador FECIAL Agroindústria, Conselheiro Deliberativo da ACIJS-Jaraguá do Sul, por mais de 30 anos

Integrante da Câmara das Indústrias do CDL de Barra Velha e São João do Itaperiú

Candidato a Membro da Associação dos Moradores da Praia do Tabuleiro

Membro da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba

Morador Fixo de Barra Velha, desde 21.10.2024 

 

> REDES SOCIAIS (Facebook/Instagram/LinkedIn/Youtube): emiliodsneto

> PODCASTS (Rádios FM, entre 06h50 e 07h10, de 2as a 6as feiras): 94.3 (RBN Jaraguá do Sul) e entre 12.24 a 08.25, 94.5 (MAR AZUL Barra Velha) e 97.1 (MAR AZUL Piçarras)

> COLUNAS (Jornais): OCP/Jaraguá do Sul, Folha Parati/Barra Velha, O Litoral/Barra Velha, Da Cidade/Joinville, De Navegantes/Navegantes e Bastidores do Pier/Barra Velha; Catarinorte/Piçarras

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *