A Prefeitura de Penha realizou na quinta-feira, 6, reunião estratégica voltada a discutir a temática das pessoas situação de rua. O encontro teve como pauta principal a elaboração de um Plano de Ação e a estruturação de um Fluxo de Atendimento voltado às pessoas em situação de rua no município, considerando o aumento do número de casos durante o período de alta temporada.
Um dos avanços apresentados na reunião foi a confirmação da implantação da equipe de abordagem social, que atuará pela primeira vez no município, “representando um marco significativo na organização das políticas públicas voltadas a esse público”, define o prefeito, Luizinho Américo.
Os participantes destacaram a importância da atuação integrada e da articulação intersetorial, de forma a garantir um atendimento humanizado, eficiente e seguro. A troca de informações entre os órgãos municipais com as Polícias Militar e Civil e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi apontada como medida essencial para o fortalecimento das ações.
O procurador geral do município, Vitor Barreta, pontuou ainda que o município busca ações realmente eficientes, sem cunho midiático – e que “efetivamente estejam de acordo com a Política Nacional de Assistência Social para lidar com os moradores de rua”.
A assistente social e diretora de Promoção Social do município, Elovaine Brecher Pereira, destacou a importância e a necessidade da abordagem social “como forma de conversar com as pessoas em situação de rua e com especialistas para que eles possam ou sair daquela situação, ou evitar conflitos sociais’.
Conduzida pela Prefeitura de Penha, a reunião do Comitê contou com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Setor de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Civis e Voluntários, Conselho Tutelar e Promotoria de Justiça.






















